quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Histórico do Programa Mais Educação


HISTÓRICO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO



 O Programa Mais Educação, foi instituído através da Portaria Interministerial nº 17/2007, é uma iniciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades socioeducativas, através dos Ministérios da Educação, do desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ciências e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria Nacional da Juventude, Para ratificar o direito da criança, adolescente e jovem como ser em desenvolvimento, o referido programa se amplia amparado nas bases legais da Constituição Federal, Estatuto da Criança e Adolescente, Leis e Diretrizes e Base da Educação, Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

O programa tem como objetivo fomentar atividades que ampliem tempos, espaços e oportunidades educativas via atividades no campo das Artes, do Esporte, Lazer, da Inclusão Digital, das Tecnologias de Informações e Comunicações, Tecnologias de Aprendizagem e Convênios, da Saúde. Com vistas à promoção da Educação Integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

Desenvolvido a partir do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, o programa possibilita a articulação de diferentes ações, projetos e programas nos estados e municípios. Essa operacionalização é realizada por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No município de Itaituba, o Programa Mais Educação foi implantado através da Secretaria Municipal de Educação/SEMED, no segundo semestre do ano de 2010, atendendo inicialmente 11.081 (onze mil e oitenta e um) alunos, em 26 (vinte e seis) escolas da rede municipal, sob a coordenação da professora Cleuda Maria de oliveira Alves.

Com o desejo de que o programa dê certo no município, a Prefeitura Municipal de Itaituba, disponibilizou mais 65 (sessenta e cinco) servidores para o quadro de apoio das escolas e 26 (vinte e seis) professores comunitários, que coordenam o programa nas escolas. Pois este tratar-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.

Os alunos do Programa Mais Educação fizeram a abertura do desfile do 7 de setembro. Em sua apresentação, eles formaram em mosaico, a bandeira brasileira com o tema: Eu e Você construindo uma Pátria melhor. Todos os alunos foram treinados e ensaiados pelos Monitores Túlio, da escola municipal Eng. Fernando Guilhon, Deusivan da escola municipal Barão do Rio Branco e a Professora Comunitária jayne Léia Migliat

Um comentário: